Faixada da Escola

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

E. M. CIPRIANO SANTA ROSA LANÇA PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA


Neste 4º bimestre, a Escola optou por trabalhar com o tema "leitura e escrita", entendendo que, o ato de ler e escrever é um processo de construir significado a partir do texto e que deve ser incentivada em casa e na escola. Por isso, o leitor utiliza, na leitura, seus conhecimentos prévios, seus saberes linguísticos e textual e seu conhecimento de mundo. É a partir da interação desses conhecimentos que consegue construir o sentido do texto, sendo assim, uma leitura sempre fornece subsídios para uma próxima.

O trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na pratica de leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referência mobilizadoras. Partindo desse entendimento , surge na escola o Projeto "Leitura em casa e na escola: aventuras de uma bolsa viajante", objetivando incentivar o hábito da leitura e da escrita em casa e na escola através do contato com o maoir número possível de tipos de textos.

O referido projeto traz em sua metodologia os seguintes encaminhamentos: cada sala de aula ganhou uma bolsa (foto) que contém cinco livros de histórias e um caderno de registro (foto). Os alunos (fotos) levam para casa a cada dois dias e ao retornar com a bolsa contam aos colegas as aventuras dele no mundo da leitura. Os registros são realizados no caderno através do desenho e/ou escrita. Sendo assim, espera-se que os educandos tornem-se bons leitores e escritores, desenvolvendo, muito mais do que a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário